O que pode ser tema de redação em vestibulares e concursos?

"Escrever é fácil: você começa com letra maiúscula e termina com ponto final.
No meio você coloca ideias."
Pablo Neruda



Quem está se preparando para vestibulares e concursos públicos costuma se perguntar sobre o que pode ser tema na prova de redação.

É importante ficar atento aos fatos do mundo que nos rodeia com senso crítico. Falo sobre os principais temas da atualidade a partir dos eixos temáticos para 2022 neste podcast.
— Professora Cyntia Silva

OUÇA O PODCAST ⏬

OUÇA MEUS COMENTÁRIOS COM SLIDES ⏬:


Os que acompanham meus textos ou já participaram de meus cursos já sabem que a escrita é um processo e não um momento. Pergunto: como anda o seu pré-texto?

Já comentamos que pré-texto é tudo o que vem antes do texto: é a base dele. Ou melhor, são as ideias enquanto ainda estão no mundo ou na nossa mente. A partir delas, inicia-se o processo de criação textual, passa-se ao planejamento e à construção e finaliza-se com a revisão e a reescrita. Falo mais sobre o processo da escrita em outro texto (confere aqui).

Por melhor que sejam as técnicas linguísticas do autor, uma redação só nasce se ele possui algum domínio sobre o assunto e se tem informações e argumentos para defender seu ponto de vista. Para isso deve estar informado sobre o que rola no Brasil e no mundo. É ao que chamamos repertório.

Na preparação para concursos e vestibulares, é fundamental conhecer a tradição das provas dos institutos organizadores e os tipos de temas já explorados. Além disso, os editais costumam trazer orientações sobre gênero e temática.

De modo geral, os principais exames pedem que os candidatos extraiam o tema de um conjunto de textos em prosa ou poesia que remetem a assuntos de atualidades. O ponto de partida da redação pode ser, ainda, a leitura de uma imagem, seja ela pintura, fotografia ou charge. O vestibular da UFSC, inclusive, tem explorado temas relacionados às obras literárias estabelecidas como leitura obrigatória.

Candidatos(as) devem demonstrar capacidade para organizar ideias, estabelecer relações, usar dados ou informações, elaborar argumentos com coerência e coesão textual de acordo com os critérios da norma culta.

Na prova do ENEM, além de o candidato ter de demonstrar conhecimento sobre o assunto, deve apresentar proposta de intervenção para o problema da proposta dissertativa.


Os mais diversos assuntos costumam estar relacionados a algumas destas temáticas:

Lembro que nosso curso de redação para vestibular está liberado com acesso gratuito. Se tiver interesse, fale comigo pelo WhatsApp: 48-98481.0843

Anterior
Anterior

100 anos da Semana de Arte Moderna

Próximo
Próximo

Programas de formação sob demanda